![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiF3cN3xhLJNvFn9xbVb4p7v-nSLnM7E-y3aizeDi3LlcYKM3wVbnz3SsCl0MjuGbdPVPcNA9o4wCTrMeqohVUEuc9gNV7kMT0Aj7MwYnMyq3jmJVQW1UjwIcmmgzwWxAVGsc-g_OGHvyI/s320/entrada.jpg)
O frágil, forte e sensível BETINHO
"Não fazer pelos excluídos, mas fazer com os excluídos".
"O bêbado com chapéu coco fazia irreverências mil
Prá noite do Bra...sil, meu Brasil
Que sonha com a volta do irmão do Henfil
Com tanta gente que partiu num rabo de foguete"...
Conhecido com o "irmão do Henfil", na canção "O bêbado e a equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc, gravada por Elis Regina, na campanha pela Anistia aos presos e exilados políticos.
Betinho nasceu em Minas, irmão de Henfil e Chico Mário, herdou da mãe a hemofolia, que o condenou a doenças como a tuberculose. Ele costumava dizer que tinha nascido para o desastre, porém com sorter.
Formado em Sociologia, fundou a Ap(Ação Popular), da qual foi o primeiro coordenador. Com o golpe militar, em 1964, lutou contra a ditadura, sem nunca esquecer as causas sociais, com o aumento da repressão foi obrigado a se exilar no Chile, em 71. Depois foi para o Canáda e o México.
Durante todas as trepolições desse período foram reforçadas as suas convicções sobre a democracia, que ele julgava ser incompatível com o sistema capitalista.
Anistisiado em 79, voltou ao Brasil, onde passou a lutar pela causa da reforma agrária.
Em 81, junto com Carlos Afonso e Marcos Arruda, fundou o IBASE - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas.
Em 86, ele se deparou com a doença da AIDS em uma das tranfusões de sangue que era obrigado por causa da hemofolia. Esse acontecimento resultou em movimentos de defesa dos direitos dos portadores dos vírus. Dois dos seus irmãos, Henfil e Chico Mário morreram por causa da AIDS.
A maior conquista de Betinho foi a Ação da Cidadania contra a Miséria e Pela Vida, movimento em favor dos pobres e excluídos. Ele é o simbolo da determinação e do trabalho incansável pela cidadania, pela restauração da verdadeira democracia participativa, pela valorização da solidariedade e dos direitos humanos em uma sociedade injusta.
Herbert de Souza morreu em 1997, já bastante debilitado pela AIDS.
Pollyane Abreu